domingo, 1 de agosto de 2010

Depois do Voo Rio Branco/Cuzco agora é a vez de La Paz

Anne Moura*

Hoje, para conhecer La Paz, a maioria dos acreanos precisa ir ao Rio de Janeiro e, de lá, pegar um vôo que dura cinco horas. Há ainda a alternativa de ir à cidade de Cobija, que faz fronteira com Brasiléia e que está a três horas de carro da capital. A viagem, que a princípio seria tão simples, acaba por se tornar uma exaustiva jornada.

Entretanto, a ABAV – Associação Brasileira de Agência de Viagens – a exemplo do que já fez com o Peru, traz o projeto de uma nova rota ao Aeroporto Internacional de Rio Branco: Rio Branco – La Paz. De acordo com Moraes, presidente da ABAV no Acre, a integração irá proporcionar um maior fluxo de turistas e, consequentemente, uma maior relação comercial entre os países.

Moraes afirma que, com a entrada da rota, haverá um considerável fortalecimento da cadeia do
turismo nas regiões: tanto empresas brasileiras quanto bolivianas venderiam seus produtos, chamando ainda mais a atenção para as áreas turísticas.A localização geográfica do Acre é estratégica para a execução do projeto, já que sua proximidade com o país diminuiria o tempo de viagem e traria um barateamento no custo
das passagens. Ele ainda afirma que a idéia traria mais atenção de outros brasileiros a conhecerem o Acre, mostrando-o como uma alternativa para futuros passeios.

São duas empresas bolivianas que estão em parceria com a ABAV na formação da idéia: a AEROSUR e a NEBA Airlines. Para a sua implantação, falta uma solicitação da ANAC – Agência Nacional de Aviação Civil.

Cassiano Marques, secretário de Esporte, Turismo e Lazer do Acre, acredita que o projeto faria do Acre um rub internacional-regional, estreitando ainda mais as relações já existentes entre Brasil e Bolívia.

Os acreanos estariam mais que beneficiados com a consolidação dessa idéia. Além da rapidez na hora de chegar ao destino, teríamos a certeza de que nosso estado estará ganhando mais reconhecimento e atenção.

*Estudante do 3º Período de Jornalismo da Universidade Federal do Acre
Fotos:Adonay Melo/Amazoniaphotos

Nenhum comentário:

Postar um comentário