segunda-feira, 2 de agosto de 2010

O sabor do Acre

A Cozinha Abrasel expôs a gastronomia acreana para os visitantes do I Salão Estadual do Turismo

As delícias da culinária acreana foram representadas no I Salão Estadual do Turismo. Empresários, visitantes acreanos e turistas conferiram o espaço chamado “Cozinha Abrasel” no Salão. A ação da Cozinha Abrasel foi organizada pela representação acreana da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes, em parceria com a Setul, Secretaria Estadual de Esporte, Turismo e Lazer.

Realizado durante o nove dias de Expoacre 2010, o objetivo do lugar foi apresentar a riqueza gastronômica disponível nos restaurantes acreanos e todo seu potencial turístico. Considerado como um dos fatores mais importantes da cadeia produtiva gerada pelo turismo, os restaurantes ofertaram degustações de pratos típicos da região, além do atendimento especializado.

A cada dia, o ambiente foi ocupado um restaurante diferente de Rio Branco com, pelo menos, dois pratos. Como critério utilizado pela Abrasel para selecionar os participantes, os estabelecimentos escolhidos tinha que ser premiados em concursos organizados pela própria entidade ou pelo Sebrae. Cada prato foi comercializado pelo preço simbólico de R$5.

A criação do espaço Cozinha Abrasel partiu do Conselho Estadual do Turismo, que reúne instituições de classe e governamentais, dentre as quais a Abrasel/AC. Através do Conselho são realizadas ações focadas para o crescimento do turismo acreano.

Para o presidente da Abrasel/AC, Anderson Santos, atividades como a Cozinha Abrasel estimula o trabalho dos associados e fortalece a instituição. “Estamos concretizando nosso objetivo que é dar visibilidade aos restaurantes, bares e hotéis filiados à Abrasel.”, afirma.

Dever cumprido no Salão do Turismo
Segundo a avaliação de Anderson, esta iniciativa foi um sucesso, pois além da ótima aceitação do público, a Cozinha Abrasel também serviu para fechar negócios. “Produtores de diversos produtos como peixes, polpas de frutas, frangos, entre outros, foram aproximados diretamente com donos de restaurantes, firmando parcerias importantes para ambos. Também fechamos acordos com amigos do Consulado Peruano, o que abre um leque de possibilidades empresariais e turísticas.”, conclui.

Entre as futuras ações, a Abrasel realizará um festival gastronômico com carne de cordeiro. Esta ideia surgiu a partir de acordo feito no Salão do Turismo. Outra meta é criar uma identidade gastronômica típica do Acre. “Um dia, vamos comer em um restaurante de outro lugar do Brasil e identificar: essa comida é a cara do Acre.”, explica Anderson.

Abrasel no Acre
A seccional acreana da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes é uma das mais novas do Brasil, com apenas cinco anos de fundação. A primeira presidente foi Denise Borges, proprietária do Restaurante Pão de Queijo, seguida pelo atual presidente, Anderson Santos, proprietário da Toca do Lobo. Hoje, a Abrasel/AC conta com 80 associados, sendo que 16 empresários do setor formam a atual diretoria.

Helder Cavalcante Jr./ABRAJET-AC

Nenhum comentário:

Postar um comentário