domingo, 1 de agosto de 2010

Regionalismo e requinte juntos à mesa

Restaurante mostra que a parceria entre o popular e o requintado possui resultados que surpreendem ao paladar

Luca Harzög* – Abrajet/Acre


Unir ingredientes regionais a pratos consagrados pela cozinha tradicional. Esta é a proposta que o Inacio´s Restaurante leva ao Salão de Turismo através da Cozinha Abrasel. Isso tudo aliado ao requinte e qualidade pelos quais o restaurante é reconhecido. Como proposta, o restaurante apresenta dois pratos: o Risoto de Pato no Tucupi e o Filé de Peixe ao Molho de Farinha de Tapioca.

De acordo com Daniel Ribeiro, administrador do restaurante, os pratos são frutos de um processo natural de aculturação. “Não há maneira de fugir da cultura local, e isto inclui a alimentação. São ingredientes daqui, é a cultura daqui” declara. Ele comenta um pouco mais sobre os pratos: “No caso do filé de peixe, uma novidade trazida pelo restaurante é a utilização da farinha de bacon para empaná-lo, o que dá uma cor e um sabor todo especial”.

O administrador ainda acrescenta que os dois pratos já participaram do Brasil Sabor, realizado pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes – Abrasel, sendo que o filé de peixe obteve a sexta posição. Isto é considerado um grande feito pela administração, haja vista o fato de que o estabelecimento é especializado em churrasco. Ao todo, o restaurante já participou de três edições do Brasil Sabor.

Apesar da menina dos olhos ser o filé de peixe, outro prato destacado pela empresa é o Risoto de Pato no Tucupi. Quanto à inspiração, Daniel afirma que ela veio, por um lado, da observação do cotidiano - já que a primeira coisa que as pessoas fazem é acrescentar arroz ao Pato no Tucupi - e por outro, da observação de adaptações feitas por outros restaurantes a outros pratos.

Ele ainda afirma que embora pareça simples, o risoto tem um toque especial do restaurante e que é mantido em segredo.

Ao aliar receitas tradicionais a elementos da culinária local, e disponibilizar tudo isto em um espaço com requinte e qualidade no atendimento, o Inacio´s Restaurante mostra que a parceria entre o popular e o requintado possui resultados que surpreendem ao paladar.

*Aluno do 5º período de Comunicação Social/Jornalismo da Universidade Federal do Acre – UFAC.

Fotos: Adonay Melo/Amazoniaphotos

Nenhum comentário:

Postar um comentário