terça-feira, 27 de julho de 2010

Agricultura familiar é fonte de renda para pequenos produtores

Orlando Lima

Abrajet.Ac

Localizado no Salão Estadual de Turismo, durante todos os dias da Expoacre 2010, o estande de Agricultura Familiar apresenta aos visitantes da Feira o programa que vem dando lucro para muitos produtores de baixa renda.

Pequenos agricultores que antes praticavam a agricultura de subsistência, ou seja, para consumo próprio, agora podem contar com o apoio da Secretaria Estadual de Desenvolvimento para Segurança Social – SEDSS, para estarem divulgando e comercializando seus produtos.

O programa visa dá assistência técnica e financeira para que esses produtores possam, além de tirar o próprio sustento, crescer como micro-empreendedores e oferecer seus insumos ao mercado de forma prática e legal.

Dentre os produtos que já fazem parte da produção agrícola familiar estão: o mel de abelha natural, o palmito, frutas e hortaliças em geral e uma novidade que promete estar logo nas prateleiras dos mercados acrianos, a farinha de banana verde.

Rica em nutrientes, a farinha é produzida a partir do Amido Resistente, carboidrato com propriedades fisiológicas semelhantes à fibra, presente na banana comprida quando verde, que desidratada e moída passa por um moderno processo tecnológico. Ela pode ser usada como suplemento alimentar e segundo os expositores, “até mesmo em receitas próprias.”

Atualmente, já há algumas regiões da Agricultura Familiar mapeadas, porém, conforme o crescimento da produção, a SEDSS irá procurar novos pólos e cadastrar novos produtores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário