domingo, 25 de julho de 2010

Ecoturismo: a nova trilha das empresas do Acre

Luca Harzög¹

O ecoturismo é um dos setores do turismo que mais cresce. O que antigamente era tido como programa para viajantes aventureiros, pesquisadores e militantes das causas ambientais, agora é também procurado pelo público em geral, principalmente por moradores de grandes centros urbanos, cansados da vida agitada e hi-tech. Daí o grande crescimento de setores ligados ao turismo ambiental.

De olho neste novo mercado, empresas estão cada vez mais investindo em novidades nesta área. Um exemplo disto é a Rêmolo Jarude, empresa tradicional do ramo de suprimentos agrícolas e caça e pesca. Nos últimos anos, de acordo com Eurico Maciel – coordenador do departamento de caça e pesca – a empresa passou a investir em materiais para prática de esportes ligados à natureza, como rapel, ciclismo de trilha, arborismo, bem como outros esportes de aventura.

Entre estes suprimentos estão bússolas, GPS, barracas de camping, lanternas, entre outros. O destaque fica por conta de um fogão a gás portátil. Compacto, ele cabe dentro de qualquer mochila e, além de possuir um estojo próprio, é alimentado por um cilindro de gás com durabilidade de duas horas, podendo ser também utilizada botija de gás. É especialmente indicado para praticantes de trilha, alpinistas e até mesmo quem vai acampar e quer praticidade.

Maciel ressalta que, devido ao crescimento e divulgação das rotas de turismo Acre/Andes, a procura por roupas especiais para motociclistas e praticantes de trilha aumentou significativamente. “Este tipo de vestimenta é muito procurado por motociclistas que viajam para Cruzeiro do Sul e também para o Peru”, afirma. O arborismo é outra modalidade que cada vez encontra mais adeptos no Acre. Em média, um conjunto composto por calça, camiseta manga longa e chapéu com proteção para pescoço e rosto, além de itens de segurança, custa em torno de R$ 420,00.

Os investimentos da empresa, entretanto, não se limitam somente ao ramo de suprimentos. Ela possui duas pousadas ecológicas: a Pousada Fortaleza do Abunã e a Pousada das Pedras, ambas dedicadas ao turismo na região do rio Abunã. Dentre as atrações das pousadas, Maciel cita a prática de trilhas na floresta e o passeio de barco. Ele ainda ressalta os planos para oferecer passeios de banana-boat e Jet-disc, uma modalidade de esporte aquático em que o praticante se apóia em um disco grande e é puxado por uma lancha ou Jet-ski. Com esses serviços, ele mostra que os empreendimentos estão surgindo e se consolidando, para a alegria dos adeptos ao ecoturismo.

¹Estudante do 5º período do curso de Comunicação Social/Jornalismo da UFAC – Universidade Federal do Acre.

Fotos: Marcos Vicenti/Amazôniaphotos

Nenhum comentário:

Postar um comentário