Difundir a cultura peruana e incentivar o turismo no país é a proposta trazida para o I Salão Estadual do Turismo do Acre pelo Consulado do Peru, na Expoacre. Conhecido por seu artesanato, culinária, além das demais tradições deixadas pelos povos astecas, maias e incas, o Consulado apresenta na exposição uma amostra da vasta cultura neste país.
Com a construção da Estrada do Pacífico, a expectativa é que se aumente a integração entre Brasil e Peru, principalmente em segmentos importantes para a economia como turismo e educação. ”É muito importante o passo que os governos do Brasil e do Peru vêm dando em relação à integração. A Estrada do Pacífico faz parte de um processo de intercâmbio que já existe entre empresários e turistas.”, afirma Herbert Nuñez, funcionário consular.
Quem visita o Salão de Turismo, pode conferir no stand do Consulado Peruano desde folhetos explicando sobre o país até a exposição de artesanato como estatuetas, vasos, tapetes, entre outros. “Todos os produtos que trouxemos para expor mostram como a cultura peruana é diversa e criativa e visam chamar a atenção dos visitantes do Salão.”, explica Nuñez.
As relações institucionais entre o governo acreano e os vizinhos andinos são recentes, porém estão se consolidando. O Consulado Peruano em Rio Branco foi estabelecido em 1980, entretanto, no começo dos anos 90 foi encerrada essa ligação. Apenas em 2005 foi retomado o consulado no Acre e, desde então, atua de forma seguida.
Sobre o Peru
Pela sua localização estratégica, Peru é um destino privilegiado para o turismo e um dos mais atrativos mercados de investimentos.
Herdeiro de culturas milenárias e de uma rica tradição colonial, Peru é considerado um lugar dos mais bonitos do continente. O país é dono de uma das maiores biodiversidades do planeta. Trata-se de um verdadeiro leque de diferentes culturas de fama mundial.
por Helder Cavalcante Jr./ABRAJET-AC
Fotos: Marcos Vicenti/Amazôniaphotos
Nenhum comentário:
Postar um comentário