sexta-feira, 30 de julho de 2010

Cozinhas ecológicas

Projeto “Papa-Óleo” da Abrasel visa alternativas sustentáveis para o óleo de cozinha descartado

A preocupação com a preservação ecológica também deve passar pelas cozinhas profissionais e domésticas. E pensando nisso, a Abrasel/AC pretende implantar, ainda sem data definida, o projeto “Papa-Óleo” aqui em nosso Estado. Implantado em várias cidades e Estados brasileiros por sucursais da Abrasel, Associação Brasileira de Bares e Restaurantes, o projeto “Papa-Óleo” também terá suas ações no Acre.

Trata-se de um programa onde os restaurantes e hotéis filiados à entidade ficam responsáveis por armazenar todo o óleo de cozinha descartado e barris. Este óleo será recolhido e reaproveitado através de tecnologias que o utilizariam para fazer sabão e até mesmo biodiesel. A intenção é ampliar o projeto para as casas acreanas. De acordo com estudo realizados na UFRJ, um único litro de óleo pode contaminar cerca de 1 milhão de litros de água.

Segundo o presidente da Abrasel/AC, Anderson Santos, a entidade busca colaboradores e durante o I Salão Estadual do Turismo, montado na Expoacre 2010, tem firmado algumas parcerias. “É uma causa em que todos são favorecidos. A realidade atual e a bandeira ecológica levantada pelo Acre fazem com que ações como essas sejam apoiadas.”, explica.

Para Anderson, a repercussão que este projeto traz como empresa “amiga da natureza” agrega valor aos produtos dos bares, restaurantes e hotéis acreanos. “Esta ação também favorece o turismo local. Trata-se de um projeto que tem responsabilidade social e sustentabilidade, ajudando comunidades que trabalharão com ele e auxiliando na preservação do ecossistema.”, avalia.

A princípio, a Abrasel tem seu campo de atuação concentrado em Rio Branco, mas já existe a intenção de expandir para o interior acreano. “Atualmente, nossa sede se encontra apenas em Rio Branco, mas em breve vamos fazer pesquisas das demandas nas cidades do interior e buscaremos desenvolver nossas atividades lá.”, afirma.

Helder Cavalcante Jr./ABRAJET-AC
Foto: Adonay Melo/Amazôniaphotos

Nenhum comentário:

Postar um comentário