terça-feira, 27 de julho de 2010

Na rota certa, com o turismo seguro

Luca Harzög*
Abrajet - Acre

A cena é quase sempre a mesma: depois de meses de planos, ansiedade e dinheiro investido, as tão sonhadas férias se transformam em um pesadelo sem precedentes. São reservas em hotéis não existentes, guias de turismo que não cumprem acordos, restaurantes que oferecem alimentos de qualidade duvidosa e que, muitas vezes, resultam em alguns dias de estada em hospitais. Com o objetivo de evitar que o turista passe por estes contratempos, o Ministério do Turismo criou o Cadastro de Empresas e Prestadores de Serviços de Turismo – Cadastur.

Com o lema “Com a Cadastur você fica longe das empresas piratas e mais perto das maravilhas do Brasil”, o Ministério do Turismo realiza uma campanha para conscientizar o turista a utilizar somente empresas e prestadores de serviços que estejam cadastradas. No Acre, o programa é dirigido pela Secretaria Estadual de Esportes, Turismo e Lazer – Setul. “O objetivo é garantir a segurança ao turista e evitar que ele seja vítima da ação de piratas”, informa Ediza Pinheiro de Melo, chefe da Divisão da Indústria e Serviços de Turismo da Setul.

Para ajudar o turista, o Cadastur conta com um site www.viajelegal.turismo.gov.br onde são encontradas informações sobre vários cuidados a serem tomados, desde como organizar-se para evitar imprevistos até dicas de cuidados com a saúde, passando por dicas sobre direitos e deveres com relação a hospedagens, guias de turismo e informações e sugestões sobre locação de veículos.

Quem acessar o site sempre encontrará quatro dicas em destaque: ler atentamente o contrato de prestação de serviços, prevenir-se sempre, guardando materiais promocionais e recortes de jornal, escolher um prestador de serviços cadastrado no Cadastur e sempre utilizar referências de amigos que tenham utilizado os serviços. Além disso, o site conta com um mapa onde o viajante poderá verificar quais são os canais para pedir informações, bem como apresentar reclamações sobre os serviços prestados.

No caso de reclamações, de acordo com a coordenadora, elas poderão ser feitas através do site, que encaminha o internauta para as páginas dos órgãos reguladores do programa. A página ainda possui o serviço de consultas de estabelecimentos cadastrados no Ministério do Turismo.

Ediza ainda enfatiza que, além da campanha direcionada ao turista, o órgão faz, junto a empresas e prestadores de serviços de turismo, uma campanha para que estes se cadastrem no sistema. “É uma forma de, além de garantir a segurança do turista, possibilitar aos empresários a participação em eventos, feiras, licitações e linhas de financiamento para o setor”, completa. Ela ainda salienta que tanto o consumidor quanto a empresa ganham com este sistema.

Em Rio Branco, segundo Ediza, todos os hotéis e agências de turismo estão cadastrados. A meta agora é fazer o mesmo com relação às empresas nos demais municípios. Desta maneira, tanto o Ministério do Turismo quanto a Setul pretendem evitar que surpresas desagradáveis estraguem os planos de quem vai viajar.

*Estudante do 5º período do curso de Comunicação Social/Jornalismo da UFAC – Universidade Federal do Acre.

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