quarta-feira, 28 de julho de 2010

Instrumentos acreanos

Cooperativa chama a atenção de turistas com o trabalho de seus luthiers

Instrumentos feitos por luthiers acreanos é destaque no espaço da Expoacre 2010 reservado para o artesanato. O stand que é organizado pela Cooperativa Nativoz da Amazônia, sediada em Rio Branco, mas que tem como objetivo se expandir através da formação de monitores para outros municípios do Estado.

Os trabalhos da Nativoz da Amazônia englobam as ações de lutheria de instrumentos de percussão e cordas, artesanato com sementes em geral e jogos, estatuetas, entre outros, com acabamento em marchetaria. Na lutheria de cordas são disponíveis cavaquinhos, contrabaixos elétricos e acústicos, violões, violas e bandolins.

Atualmente, a cooperativa trabalha com 21 cooperados e tem sua sede provisória na Coopemóveis. “Estamos com planos de construir sede própria, mas, por enquanto, contamos com a gentileza do Sr. Sávio, presidente da Coopemóveis.”, explica Denis Rafael, coordenador de produção da Nativoz.

A matéria prima utilizada para a confecção dos instrumentos vem da doação de resíduos de madereiras. Através de seu stand na exposição, a Nativoz da Amazônia pretende fechar parcerias com patrocinadores e receber encomendas. “Temos a expectativa de receber encomendas, principalmente de instrumentos de cordas que é nossa maior especialidade.”, afirma Denis.

Os turistas que passeiam pela exposição ficam interessados pelo trabalho da cooperativa. “Já recebemos elogios e encomendas de pessoas várias regiões do Brasil.”, confirma o coordenador.

Helder Cavalcante Jr./ABRAJET-AC
Fotos: Marcos Vicenti/Amazôniaphotos

Nenhum comentário:

Postar um comentário