quarta-feira, 28 de julho de 2010

Marketing Digital - A internet e os novos consumidores

*Eduardo Duarte

Abrajet.AC


Dando continuidade ao ciclo de palestras inaugurado no I Salão do Turismo, o sócio-diretor do Grupo NK7, Mathias Naganuma falou de como o Marketing Digital interfere nos padrões de consumo da sociedade.

“Hoje uma empresa não pode deixar a internet de fora de um plano de mídia sob o risco de sofrer uma queda significativa no seu faturamento”, afirma Naganuma.

A internet surgiu como um fenômeno na última década e mudou os conceitos de publicidade, principalmente em relação às mídias.

Segundo dados da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e Cultura) 67% da população norte-americana pesquisa, escolhe e adquire pacotes turísticos pela internet.

No Brasil, cerca de 48 milhões de consumidores utilizam a internet para adquirir produtos e serviços.

A própria internet se reinventa e de ciclos em ciclos surgem novas tecnologias e novas mídias que mudam os paradigmas dentro da rede. As mídias sociais encurtaram o caminho entre o consumidor e a produção, desaglutinando dos grandes portais as informações, entretenimento e relacionamento.

O internauta assumiu o controle da informação dentro das redes sociais.

Dados do Instituto de Pesquisa IBOPE revelam que 67,5 milhões de brasileiros estão na internet com um acréscimo de 1,2 milhões de usuários com mais de 16 anos ao mês.

O instituto aponta ainda que 90% da classe A está presentes na internet. Na classe B, 76% de seus membros acessam a internet enquanto na classe C essa participação é de 46%.

Naganuma ressalta que quem está fora do mundo digital está à margem da inexistência.


*Estudante do 1º período do curso de Comunicação Social/Jornalismo da UFAC – Universidade Federal do Acre.

Foto: Marcos Vicentti/ Amazoniaphotos

Nenhum comentário:

Postar um comentário