quarta-feira, 28 de julho de 2010

Farinha de banana: um dos destaques do I Salão de Turismo do Acre

Luca Harzög*
Abrajet-Acre

Um dos destaques do I Salão Estadual de Turismo do Acre são os produtos oriundos da economia solidária. Este novo conceito de produção se baseia em um sistema centralizado na sustentabilidade e justiça social. Ela valoriza o trabalho coletivo, a autogestão, a justiça social e o desenvolvimento local. Sendo assim, é centrada na valorização do ser humano e não do capital. O destaque desta edição fica por conta da farinha de banana.

Fabricada pelo Grupo de Produtores Novo Ideal, de Acrelândia, ela surpreende pela variedade de aplicações. De acordo com José Roberto Gomes da Silva, técnico em agroindústrias, ela pode ser utilizada tanto na produção do mingau, prato tradicional do Acre, quanto em bolos, tortas e na complementação alimentar. Ele acrescenta que a farinha está incluída como um dos itens de consumo do programa Fome Zero, sendo distribuída para algumas instituições.

O processo de fabricação da farinha é bem simples: a banana, ainda verde, é descascada, fatiada, desidratada e então moída. O técnico salienta que o cultivo da banana é feito através do sistema agro florestal, o que garante um produto de qualidade, 100% natural e com pouco impacto na natureza, devido este ser um sistema que preza pela sustentabilidade.

Os planos da associação são de disponibilizar este produto nos supermercados da capital nos próximos meses. José Roberto afirma que, no Acre, a associação foi pioneira na produção da farinha de banana. O grupo Novo Ideal foi criado em 2003 e além da farinha, também trabalha com outros produtos cultivados em regime agro florestal.



*Estudante do 5º perído de Comunicação Social/Jornalismo da UFAC – Universidade Federal do Acre.
Fotos Marcos Vicentti/Amazôniaphotos

Nenhum comentário:

Postar um comentário