segunda-feira, 26 de julho de 2010

Trilha Chico Mendes é a única do gênero na Amazônia

*Eduardo Duarte
Abrajet.AC


Ela é a novidade no Salão de Turismo, que acontece na Expoacre 2010. Voltada para o ecoturismo e turismo de aventura, a Trilha Chico Mendes é uma modalidade de caminhada de longo percurso que irá atravessar 11 seringais, pelos varadouros que fizeram parte da história de vida do líder seringueiro. Uma aventura de 105 km e 7 pernoites. Ao todo serão 8 dias de viagem e contato com a natureza além de proporcionar uma melhoria na qualidade de vida das populações tradicionais, uma vez que serão estas comunidades que irão administrar as pousadas ao longo do percurso.

As pousadas ecológicas estão preparadas para dar apoio a qualquer tipo de eventualidade e a trilha conta com pontos de apoio para descanso entre cada pousada e pessoal técnico especializado para acompanhar o viajante durante todo o trajeto.

O objetivo é percorrer além do seringal Etelve, os seringais Guanabara, Amapa, Tabatinga, São Salvador, Vale quem tem, Sai Cinza, São José, Apodi, Triunfo e São Pedro. O final do percurso, do Seringal São Pedro até a cidade de Xapuri, será por via fluvial.

O projeto prevê uma capacidade de suporte de 30 pessoas por caminhada entre monitores e participantes e será operado pelas operadoras de viagens com apoio da SETUL e da ABETA (Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura).

Adalgisa Bandeira, coordenadora da Trilha Chico Mendes, disse que a partida para a caminha experimental será no dia 29 de agosto e terminará no dia 5 de setembro e posteriormente será apresentada em setembro no salão do Anhembi em São Paulo, durante Adventure Sport Fair, a mais importante feira da América Latina dedicada aos esportes e ao turismo de aventura.


*Estudante do 1º período do curso de Comunicação Social/Jornalismo da Ufac – Universidade Federal do Acre
Foto: Adonay Melo/Amazoniaphotos

Nenhum comentário:

Postar um comentário