quinta-feira, 29 de julho de 2010

Revista Uirapuru enfoca turismo local

Publicação de turismo rio-branquense fecha apoios durante Salão de Turismo

Com duas edições em circulação e com expectativa de lançar a terceira até o fim do I Salão Estadual do Turismo, realizado na Expoacre 2010, a revista Uirapuru é uma das atividades incentivadoras do turismo acreano expostas na exposição. Criada em outubro de 2009, a publicação contém artigos relacionados ao turismo local focado nas práticas que acrescentam valor a comunidade.

A ideia de elaborar a publicação surgiu na Câmara Temática de Turismo do Conselho Municipal de Políticas Culturais (CMPC). Lá, os conselheiros enxergaram nesta ação, uma forma de difundir as atividades turísticas do Acre em parceria com os conselheiros de outras áreas. “O turismo é agregador e, além dos profissionais da área, muitos outros podem se beneficiar com suas ações de maneira indireta.”, analisa Rachel Dourado, turismóloga e uma das criadoras da revista.

Até então, a revista foi financiada através de recursos aprovados no Fundo Municipal de Cultural e Lei Municipal de Incentivo à Cultura, ambos pela Fundação Garibaldi Brasil (FGB). Porém, a intenção dos produtores é estender este apoio para iniciativa privada.

O Salão do Turismo tem servido como oportunidade para esta meta. “Estamos negociando espaços publicitários com empresas de turismos e educação. Temos as propostas de tamanho deste espaço formatado para quem se interessar. Até o momento, já fechamos dois espaços destes aqui no Salão.”, explica Dourado.

Para o diretor-presidente da FGB, Marcos Vinícius Neves, ações como esta são importantes por partirem dos próprios profissionais do turismo e contribuírem com a área em Rio Branco. “Além de fortalecer as ações e o trade de turismo no Acre, a Câmara Temática de Turismo do CMPC é um exemplo para demais segmentos por sua forma coletiva e organizada de trabalhar.”, avalia.

Como colaborar
Formada por uma equipe de voluntários conselheiros da Câmara Temática de Turismo, o conselho editorial de Uirapuru é quem recebe e define os textos selecionados para cada edição da revista. Para enviar sugestões de pauta, artigo, opinião ou negociar espaços publicitários, basta enviar para e-mail: ctturismo@gmail.com.

Helder Cavalcante Jr./Abrajet-AC
Fotos: Adonay Melo/Amazôniaphotos

Nenhum comentário:

Postar um comentário