quarta-feira, 28 de julho de 2010

O verde da grama vizinha

Rondônia estreita laços e apresenta seus roteiros

*Eduardo Duarte

Abrajet.AC

Fundado em 2007, o Rondônia Convention & Visitors Bureau apresenta no I Salão do Turismo os atrativos do Estado vizinho.

Com um legado histórico e um circuito cultural em consolidação Rondônia é hoje opção à população acriana que deseja quebrar a rotina do dia-a-dia.

O Convention & Visitors Bureau é uma entidade da iniciativa privada em conjunto com entidades governamentais e foi originalmente pensado para mitigar os impactos da construção das usinas hidrelétricas na rede hoteleira na cidade de Porto Velho, que hoje apresenta um aumento significativo diante da alta demanda que o empreendimento proporciona.

De acordo com Alessandro Marques, gestor do Convention & Visitors Bureau, a preocupação é “O que fazer com a rede hoteleira depois das obras das usinas”.

Para tanto é necessário colocar Rondônia na rota dos eventos culturais e de negócios da região, e conjuntamente com o Acre fazer parte da rota para o Pacífico.

No último dia do Salão do Turismo, o Rondônia Convention & Visitors Bureau irá sortear entre aqueles que preencherem uma pesquisa de opinião duas passagens para Porto Velho com estadia de um final de semana nos hotéis Pakaas e Ecos

Porto Velho com humor e negócios

Porto Velho, distante 544 quilômetros de Rio Branco, é roteiro certo para o acrianos. Com uma vida noturna bastante agitada e um calendário de eventos consolidado que vai desde o Festival Casarão até o Carnaval fora de época.

A capital do Estado de Rondônia tem atrações diárias para quem busca cultura e entretenimento. O Mercado Cultural que funciona de quinta a domingo, o Teatro Banzeiros com espetáculos de sexta a domingo e o circuito do humor são alguns dos atrativos da cidade que cresce vertiginosamente com o incremento na economia fomentado pela construção das usinas hidrelétricas e faz da cidade um pólo de negócios e investimentos.

Guajara-Mirim e o Duelo da Fronteira

A cidade de Guajara-Mirim fica a 320km de Porto Velho e a 480 quilômetros de Rio Branco. O município tem uma zona de livre comércio com a Bolívia que movimenta a economia local.

É no município de Guajara-Mirim que está a única Mad Maria que ainda funciona, apesar de não haver mais a estrada de ferro, a locomotiva foi preservada como patrimônio histórico da cidade que em 2005 foi set de filmagens de uma mini-série da Rede Globo.

O Secretário de Turismo do município, Dayan Santana, diz que Guajara-Mirim está hoje se preparando para realizar a 16ª edição do Festival Folclórico Duelo da Fronteira, que é um festival de boi bumbá aos moldes do festival de Parintins e tão importante quanto.

“Eles só estão à frente no tempo de realização do Festival, no restante não deixamos nada a desejar”, afirma Santana.

*Estudante do 1º período do curso de Comunicação Social/Jornalismo da UFAC – Universidade Federal do Acre.

Foto: Marcos Vicentti/ Amazoniaphotos

Nenhum comentário:

Postar um comentário