sexta-feira, 30 de julho de 2010

Resgatando a culinária Amazônica

Rachel Moreira

“Chefes internacionais estão de olho na nossa cozinha”. A frase é de Maria do Céu Athayde, uma das mais bem conceituadas chef e diretora do Centro de Gastronomia da Amazônia.

Especialista nas riquezas do sabor amazônico, Maria do Céu está em Rio Branco a convite da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes – Abrasel/Acre, para participar do 1º Salão Estadual de Turismo, onde ministra palestra intitulada Valorização do produto Amazônico como ingrediente da gastronomia.

A palestra acontece amanhã (sábado 31/07), ás 19h, no auditório montado no Salão de Turismo, na Expoacre.


Segundo a chef, o amazonida precisa valorizar a riqueza gastronômica da região. “O que vemos são restaurantes na Amazônia se preocupando em apresentar pratos internacionais ao invés de investir na nossa gastronomia que é riquíssima e atrai olhos e paladares do mundo todo”, afirma.

Para Maria do Céu, é preciso fazer um trabalho de resgate da identidade gastronômica da Amazonia, pois o único Estado do Norte que valoriza sua culinária é o Pará.

“Precisamos fazer o caminho inverso, buscar as origens da nossa culinária. Desde 1989 venho buscando resgatar a culinária do Amazonas”, garante.

Dentre os assuntos abordados na palestra de Maria do Céu estão os mitos e ritmos da gastronomia amazônica. A chef irá falar de sua experiência e de como e onde a gastronomia amazônica a levou.

Fotos: Adonay Melo/Amazoniaphotos

Nenhum comentário:

Postar um comentário